Comunicado 06.07.2020

ALP repudia declarações internacionais do Presidente da Câmara de Lisboa

Lisboa, 6 de Julho de 2020 – A ALP – Associação Lisbonense de proprietários repudia as declarações irresponsáveis do Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, ao jornal britânico The Independent. Num artigo de opinião publicado este fim-de-semana, Fernando Medina revela que pretende o fim dos alojamentos locais em Lisboa, após a pandemia COVID-19, defendendo a sua reconversão em habitação para trabalhadores essenciais, como profissionais de saúde.
A ALP lembra que o alojamento turístico de curta duração foi o motor da reabilitação urbana em Lisboa, cujo parque habitacional estava apodrecido e desertificado devido a um século de congelamento de rendas.
Muitos dos investimentos de reabilitação urbana canalizados para o alojamento local foram realizados por pequenos proprietários nacionais e constituem integralmente o seu rendimento disponível. Muitos destes investimentos estão ainda longe de estar amortizados.
A ALP relembra que foi também graças ao alojamento local que milhares de postos de trabalho directos e indirectos foram criados na cidade. Devido à grande procura de imóveis na cidade de Lisboa, o Executivo liderado por Fernando Medina beneficiou ainda de receitas fiscais históricas em sede de IMT – Imposto Municipal sobre as Transmissões e IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis.
Estas receitas milionárias podiam e deviam ter sido aplicadas pela autarquia em soluções de habitação municipal, ao invés de atirar a função social para os proprietários privados, como Fernando Medina pretende.
A ALP relembra que o Município de Lisboa é o maior proprietário imobiliário da cidade de Lisboa. A Câmara de Lisboa detém mais de 3 mil imóveis devolutos na capital. É neste parque habitacional abandonado que devem necessariamente começar as prioridades políticas de habitação municipal acessível do Presidente da Câmara de Lisboa.
A Direcção da ALP

Sobre a ALP
Fundada em 1888, a ALP é a maior e mais antiga estrutura de proprietários imobiliários e rústicos do país. Representa mais de dez mil associados de todo o país. A ALP é o principal representante político na defesa dos direitos dos proprietários portugueses, oferecendo ainda um conjunto integrado de serviços dedicados, prestados com excelência e rigor de uma associação centenária orientada para o futuro. Saiba mais em: www.alp.pt e www.alp.pt/associacaolisbonensedeproprietarios