Comunicado 18.03.2020

COMUNICADO COVID-19: ALP apela à serenidade e que se evite o alastrar de um clima de incumprimento generalizado no arrendamento

Lisboa, 18 de Março de 2020 – A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), em virtude da grave emergência de saúde pública que o país atravessa, e apesar de não ter notícia de qualquer caso de COVID-19 entre os seus colaboradores, decidiu, seguindo as recomendação das autoridades de saúde, colocar todos os seus trabalhadores em regime de teletrabalho desde 16 de Março. A equipa ALP permanece à disposição de todos os associados para a resolução de todos os assuntos relativos a qualquer um dos Departamentos da Associação. Para esse efeito, poderão os proprietários contactar os serviços da Associação pelos telefones 21 340 20 00 (após uma triagem automática, todas as questões serão transferidas para os chefes de departamento competentes e devidamente encaminhadas), e ainda pelo e-mail atendimento@alp.pt.
Neste momento de grave crise nacional, a Associação Lisbonense de Proprietários apela à calma e à serenidade de todos, em ordem a permitir que o país continue a funcionar regularmente, mesmo que venha a ser decretado o estado de emergência.
Neste âmbito, e embora compreendam as enormes dificuldades que actualmente existem, e estejam solidários com as medidas de mitigação dessas dificuldades, os proprietários cumprirão as obrigações que têm e esperam ser tratados da mesma maneira. Da mesma forma que todos devemos a todo o custo contribuir para evitar a propagação desta epidemia, também devemos evitar que se alastre no país um clima de incumprimento generalizado de todos os contratos, o que teria efeitos dramáticos na recuperação da nossa economia, que se deseja que venha rapidamente a ocorrer.
A ALP manifesta todo o apoio aos proprietários portugueses e garante que vai continuar a defender os seus direitos nesta época de crise. Desde a sua fundação, em 1888, a ALP já esteve a apoiar os proprietários em inúmeras crises, como a bancarrota de 1891, as medidas de congelamento de rendas a partir de 1910, as medidas revolucionárias de 1974/1975, a crise financeira de 2011, e as sucessivas medidas legislativas contra os proprietários a partir de 2015.
Esta epidemia é mais um desafio que se coloca aos proprietários, mas os mesmos saberão estar à altura das dificuldades e poderão contar sempre com a ALP para os apoiar.

A Direcção da ALP.