ALP
ASSOCIAÇÃO
LISBONENSE
DE PROPRIETÁRIOS
“Uma Casa para uma Causa”

“Uma Casa para uma Causa” é o mote e o repto da acção solidária que a ALP – Asociação Lisbonense de Proprietários está a lançar a todos os proprietários de imóveis que se queiram associar para apoiar os refugiados de guerra da Ucrânia. A iniciativa tem como objectivo a criação de uma Bolsa de Imóveis de proprietários privados, que venha a dar resposta de habitação a cidadãos ucranianos que encontrem em Portugal um porto seguro do conflito armado que assolou o seu país natal, através da realização de contratos de comodato ou de arrendamento acessível com o Estado, Autarquias e outras entidades de cariz humanitário e social idóneas e reconhecidas.

Após manifestação de disponibilidade, através do preenchimento de um questionário (disponível no link: https://forms.gle/FACjoVMLDBBgVNQb8 ), a ALP irá articular-se com as autarquias que têm enviado apelos formais de ajuda à sua associação nas últimas duas semanas, solicitando respostas de habitação urgentes para refugiados de guerra ucranianos.

A ALP não terá qualquer intervenção ou receberá qualquer contrapartida no âmbito da celebração dos contratos de arrendamento ou de comodato que vierem a ser celebrados, que ficarão sujeitos ao enquadramento jurídico em vigor e estrito cumprimento de todas as normas legais.

Enquanto entidade de referência da sociedade civil portuguesa, a ALP entende, no entanto, que o Direito à Habitação, tal como o Direito à Soberania dos povos e o respeito pela Propriedade Privada, são elementares direitos humanos sob ataque e, nesse sentido, não poderia deixar de oferecer o seu apoio para mitigar os efeitos da crise humanitária que já forçou dois milhões de famílias ucranianas a abandonar o seu país e as suas casas.

Agradecemos todo o apoio à divulgação que possa ser dado a esta iniciativa.